Encerra-se um ano, outro se inicia. Uma passagem normal e muito breve, mas que sempre traz consigo uma enorme carga de esperança de dias melhores, de previsões positivas e de boas expectativas. Esses “rituais” não são cultivados apenas no que tange à vida pessoal dos indivíduos, em se tratando de economia sempre se espera que depois da tempestade venha a bonança.

Estamos vivendo no Brasil hoje, exatamente essa fase, a de créditos futuros para a retomada do desenvolvimento econômico e com ele o crescimento de todos os setores industriais e comerciais, de produtos ou de serviços.

O ano de 2019 começa com um cenário cercado pela perspectiva de que o Novo, reencontre o caminho certo para todos os Brasileiros. Em uma sondagem conjuntural de Pequenos Negócios realizada pelo SEBRAE, 95% dos micro e pequenos empresários têm uma visão otimista em se tratando de economia para o ano de 2019 e, 66% já veem melhorias. Esse positivismo se mostra em diversos aspectos, por exemplo, mais de 70% dos empresários pesquisados, relatam crer que o faturamento (em 2019) de suas empresas irá aumentar, e mais de 30% disseram abrir novas vagas de emprego durante o ano.

A visão otimista não provem apenas da população civil que vê suas esperanças renovadas com um novo modelo de governo, ou por pequenos e médios empresários. O banco central divulgou no último dia 08, a previsão de crescimento do PIB brasileiro para o ano de 2019 em 2,2%. A prospecção se dá principalmente por conta de implantações de reformas estruturais e investimentos que segundo promessa, deverão superar os gastos públicos.

E você, como estão suas ações para acompanhar as perspectivas positivas de mercado para este ano? Sua empresa está organizada financeiramente? Preparada para novos investimentos? O estoque confere? Qual a previsão de faturamento e lucro líquido para 2019? Quanto sua empresa pode ter de custos e despesas por mês? É muita informação? Não.

São informações fundamentalmente básicas, extremamente necessárias por empresas que querem se manter no mercado e conseguir acompanhar as tendências de crescimento do cenário o qual se encontra.

Um grande aliado para a posse de informações acerca do próprio negócio são os sistemas de informação gerencial. Muito mais do que relatórios recheados das mais diversas informações, os sistemas oferecem otimização de tempo e processos, facultando aos gestores e também colaboradores em geral a oportunidade de estudar melhor seus objetivos, seus clientes e principalmente, seu concorrentes, pois, o mercado é extremamente competitivo e muitas empresas fazem o que a sua faz, ou vendem o que a sua vende, o que vai fazer a diferença é o que você oferece a mais ou de diferente, que conquista o cliente e faz com que ele seja fiel ao seu comércio e não ao da concorrência.

Essas ações diferenciais, são, na maioria das vezes desprendidas de produtos físicos, e estar atualizado com o que anda fazendo sucesso no mercado e de olho nas tendências é o que pode oferecer à sua empresa uma excelente oportunidade de “acertar na mosca” e lograr ótimos resultados.

Publicado em segunda-feira, 01 de junho de 2020.

Outras notícias